Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Mengão x Rosendá - Pré Jogo.


Mengão x Rosendá – Pré Jogo.

Domingo lá em Volta Quadrada. Nem xia tá. Num tem outra solução. Quer vê Mengão jogar? Bota a muxila nas costas e pé na estrada.

Odeio akilo lá, cês sabem, mas sou de uma época que, quando tinha jogo lá, a Dutra ficava vermelha e preta. Mais de 50 ônibus, a Raça e Jovem tinham uma disputa particular e saudável pra vê quem colocava mais buzões.

Durante a viagem você via mil carros com bandeiras nas janelas, todo mundo vestido preto e vermelho. Hoje num vejo uma. Unzinha.

Bem, nem adianta ficar reclamando aí pelos cantos. É sujar o pneu do carro e partir pra lá.

Que? Vai esperar pro segundo turno? E tu acha que vai mudar alguma coisa? Pode inté piorar, mancebo.

Faz o seguinte, combina com 3 amigos, divide o gás, pedágio e pé na estrada, ok.

Vou com meu amigo Gil Barros e seu filho Renan.

Mengão vai dá outra alegria pro nosso Povo.

Te espero lá.

X – X – X

Tá saindo ai, um livro sobre o Mengão, porreta.  As melhores crônicas dos últimos 120 anos. Só tem fera.

Livro pra guardar pros netos e bisnetos.

Uma crônica minha foi escolhida.

Lê ai o que me mandaram:

“Caro autor Francisco Albertino Moraes, somos da Editora Jovens Escribas. Estamos entrando em contato para solicitar sua autorização para que possamos utilizar um texto de sua autoria em um de nossos livros a ser publicado neste ano. 

O Jornalista carioca, Marcelo Dunlop (editor-chefe da Revista Gracie), pesquisou, selecionou e organizou uma coletânea com 81 crônicas de grandes escritores que falam do Flamengo e um dos textos escolhidos é seu.

O livro se chamará “Flamengo sempre eu hei de ler" e o time de cronistas escalado para o livro conta com escritores como Ziraldo, Chico Buarque, João do Rio, Armando Nogueira, Sérgio Cabral, Aldir Blanc, Verissimo e Clarice Lispector, para citar apenas alguns.

Se você puder responder este e-mail com sua autorização para que possamos publicar o texto em nossa antologia, será uma honra para nós.

O texto de sua autoria que foi selecionado é o: Aleijado, mas feliz. 

Muito obrigada.

Nina Barbalho – Comunicação

Editora Jovens Escribas  

Selo Editorial Bons Costumes

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br