Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Alemanha 2005 - Brasil x Japão

COPA DAS CONFEDERAÇÕES - BRASIL x JAPÃO

Chegamos a Frankfurt na segunda por volta de 12hs e uns brasileiros que estavam no mesmo vôo e que moram na Alemanha nos ajudaram a pegar o trem pra Colônia onde seria o jogo Brasil x Japão.

Cidade belíssima. Tem uma igreja preservada pelas bombas dos aliados na segunda guerra que é uma coisa de louco. Procuramos hotel e ficamos, por coincidência, ao lado do Hilton Hotel onde estava a seleção japonesa.

Isso já era uma 5hs da tarde, um calor infernal e hora do treino das seleções do Brasil e do Japão. Não dava pra falar com ninguém. Então fomos comer e bater perna pela cidade. Duas coisas começaram a me irritar:
1) a porra do telefone da Vivo não funcionava, como aliás não funcionou nenhum dia na Alemanha. Ligamos várias vezes para o Brasil pra reclamar e nada.Vamos processar a empresa;
2) o Marquinhos não podia ver um telefone que ligava pra namorada. Era de irritar...

Depois fomos procurar o Zico. Como a seleção japonesa ainda não tinha chegado do treino, ficamos esperando na porta do hotel. Por coincidência o Mauricio, repórter do Jornal  O Globo também estava lá "de tocaia" pra fazer uma entrevista com o "Galo". Ficamos batendo papo. Ele querendo saber da minha relação como Zico, seleção, flamengo, etc. Lá pelas 8hs chega o ônibus do Japão e o Zico, como sempre amigo e atencioso desceu e veio direto falar com a gente. Ficamos conversando uns 30 minutos até que chegaram 400 repórteres... Num deu mais. Ficou combinado que ele me cederia os ingressos para o jogo. Fomos comer. Começou o inferno. A comida alemã é horrível e aí, pela segunda vez na vida tive que encarar o Mac Donald (a primeira foi na Copa do Japão). Socorro!!! Nunca mais na vida quero comer hambúrguer e tomar coca-cola...Pelo amor de Deus... E foi toda a Copa. A gente acordava meio dia e "encarava" um espaguete no "Nord See". À noite, o jantar era no Mac.12 dias...A barriga inchando. Quem nunca viu o inferno pode imaginar.

O Mauricio comentou com o Renato Mauricio Prado que esteve comigo. No dia seguinte pela internet sob que ele deu a seguinte nota na sua coluna:

Coluna Renato Mauricio Prado

PÉ-QUENTE.
Chegou ontem a Colônia o Moraes, um dos mais tradicionais torcedores rubro-negros e fãs de Zico. Acompanhou toda a Libertadores e o Mundial de 81, em Tóquio, e se dizia dividido ontem: "Não dá pra torcer contra o Brasil. Mas ver o Galo ganhar também é sempre bom". Em tempo: Moraes sempre viajou às próprias custas, nunca aceitando nada de Zico.

Dia do jogo. O Zico me chamou e peguei os ingressos. Tribunal Especial. O filho da mãe me colocou praticamente dentro do campo. Fiquei com o Marquinhos, atrás do banco de reservas do Brasil. Podia sentir até a respiração do Parreira.

Fomos cedo para o estádio. E que estádio. Aparentemente pequeno, mas que cabe 45 mil pessoas sentadas. O terreno em que foi construído é menor do que Gávea. Porra, porque o Flamengo não faz um estádio como aquele? Era só copiar a planta. Quem perdesse o jogo dançava. Voltava mais cedo pra casa. Aconteceu uma metamorfose comigo. O coração saiu do lado esquerdo e veio parar no meio do peito. Metade Brasil, metade Japão. Porra, sou brasileiro, me orgulho disso, já fui a nove Copas do Mundo, eliminatórias, Copa América e o diabo torcendo pelo meu país, mas naquele momento estava do outro lado como técnico rival, meu ídolo, meu amigo, meu irmão. Esse cara, para minha geração é um Deus...Como não ficar dividido?

O coração batendo um milhão de vezes por segundo. Os times entram pra aquecer. Veio o Edu (irmão do Zico) falar e disse:

- Vê só, deram o banco de reservas pro Brasil do lado do bandeirinha.Vão pressionar, espera só. Entraram os jogadores japoneses e por fim o Zico. Quando ele me viu, tirou logo um sarro.
- Aí, gostou do lugar? Ta ruim o quer outro melhor?
- Uma merda...Tu me colocou praticamente dentro do campo. Mane... começamos a rir...

WORLD CUP STADIUM

E isso descontraiu um pouco.A gente sentia no ar a aflição...Estávamos completamente pilhados...Uma situação inusitada. Nunca mais queremos passar por isso. Hora do jogo: os times entraram e perfilados para os hinos. Não dá pra descrever a emoção.
Uma coisa marcou. Na hora da execução do hino do Brasil, todos as atenções do mundo estavam voltadas para o Zico. Na minha frente um milhão de fotógrafos do mundo inteiro clicando o cara. Porra, além da emoção fiquei com um orgulho danado em ver aquilo. Em fração de segundos veio em pensamento tudo que esse cara fez pelo Japão. Começou em 1991 quando ele chegou lá. Não tinha nem liga oficial. Não tinha campos de futebol, nada. Em 14 anos ele transformou o país e hoje está aí, brigando pau a pau com o Brasil uma classificação para as semifinais da Copa das Confederações. Algum dia alguém imaginou que jogadores japoneses fossem jogar na Europa? Algum dia imaginou que os clubes europeus criassem problemas para liberar jogadores japoneses para jogar na seleção? Alguém imaginaria que eles pudessem bater faltas com a perfeição que estão batendo hoje? Inimaginável...

Começou o jogo. Logo no início o bandeirinha anula um gol legitimo do Japão. Depois o Brasil faz 1x0; eles empataram...Fizemos 2x1... Eles empataram... Quase perdemos o jogo no finalzinho. Mas o resultado para mim foi o ideal. "EMPATE" Sai feliz pela classificação do Brasil e triste pela eliminação do Japão. Todavia a imprensa mundial reconheceu a brilhante campanha deles com rasgados elogios ao Zico... Bingo!!!

Um fato hilário que aconteceu durante a partida e que merece ser contado. Antes de começar o jogo o Marquinhos foi comprar uma coca-cola.Voltou cuspindo maribondos.
- Porra, que roubo... 3,5 euros. Mas se devolver o copo recebe 0,50 centavos de euros de volta...

Explico : é proibido entrar com garrafas no estádio. Então eles colocam o líquido num canecão de plástico horroroso, porém funcional. Se devolver a geringonça, recebe 0,50 centavos. De repente vejo o muleke catando aquelas porras pelas arquibancadas...

-Tu virou mendigo ô catador de canecos?
- ih! Tem um montão aí dando mole...Vou ganhar uns trocados...
- Pqp. O cara sai do Brasil pra passar 12 dias na Alemanha, dá uma de bacana e aqui vira mendigo...

- Vai dá esse cu...Num te mete nisso não...
- Ta bom, ta bom...Num ta aqui quem falou...

De repente ele me aparece com 5 euros

- Segura aí pra mim...

Depois, mais 13 euros. Aí eu comecei "achar" a idéia legal, mas como tava pilhado com o jogo num dei muita bola. Intervalo da partida. Lá vai meu "lixeiro" atrás de copos. Mais 9 euros... Boa...boa...

Final da partida...Comecei também a "mendigagem". Era negozinho pra tudo que é lado catando copos. Uma festa...Resultado da brincadeira: 65 euros... Rimos muito...