Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Aleijado, mas Feliz

ALEIJADO MAS FELIZ


Se os dirigentes soubesse a paixão que o povão tem pelo mengão, não fariam tanta lambança.
Desde que eu entrei na Raça, algumas figuras folclóricas chamavam a atenção. Um deles me marcou muito. Prefiro não dizer o nome porque ele está vivo, mesmo com as mil dificuldades que enfrenta.
Esse rapaz era casado, com dois filhos e morava em Caixas-RJ. Não perdia um jogo do Flamengo. Quando dava ia e quando não dava enchia o saco, chorava, fazia o diabo.
Quando o Flamengo perdeu o campeonato carioca pro Vasco, acho que 82, gol do Marquinhos de cabeça (o cara tinha um metro e meio de altura... foda!!!), depois do jogo ele chorando me falou:
- Chefia, não tem nada na minha casa pra comer. Não vou lá há 3 dias. Deixei um pacote de macarrão e 6 ovos pra minha mulher e meus filhos comerem só pra ver o meu mengão e perdemos... O que vou falar lá em casa...
Chorei junto com ele. Perdemos um campeonato bobo.
Pois bem, ele continuava indo aos jogos. A mulher e filhos podiam passar fome, mas perder jogo do Flamengo... Nunca. Detalhe: fazia questão de pagar o ingresso:
- é como posso ajudar o nosso mengão chefia...
Sai da Raça e nunca mais o vi. Há dois anos atrás, véspera de embarcar pro Japão, fui ao Maracanã de cadeira azul, ver o FlaxFlu pelo "Caixão". De repente quem me aparece? Ele, bem velho, acabado, sem uma "perna", andando de muletas.
- Chefia, chefia... que bom ver o senhor Chefia... Poxa, pensei que fosse morrer sem falar de novo com o senhor. Como tem passado chefia? Tá bonito, sempre forte. Que bom te ver chefia... (e começou a chorar...)
- Calma, amigo, calma. Que legal também te ver. O que aconteceu cara? Como perdeu a perna?
- Um acidente chefia. Ia pra labuta numa Vam que bateu. Perdi a perna.
- Pena, irmão. E não dá pra colocar uma prótese?
- E dinheiro chefia? Como vou colocar?
- Toma meu cartão. Vamos resolver isso, ok;
- Poxa, chefia, sabia que no dia que encontrasse o senhor eu teria uma boa noticia;
- E tua mulher, filhos, como estão?
- Me separei chefia. Sabe como é: doente, duro e aleijado, todo mundo foge. Mas tô vivendo os melhores dias da minha vida chefia.
- Como assim porra? Tu perdeu a perna, a mulher e os filhos e ainda vivendo os melhores dias da tua vida, caralho?
- Chefia, agora num perco nenhum jogo do mengão. "Aleijado" entra de graça...
- Ô seu filho da puta...  Deixa ver se entendi? Tu tá feliz porque tá deficiente só por causa do mengão?
- Isso mesmo chefia. Graças a Deus não morri e só perdi a perna. Agora posso vir ao Maraca sempre... Posso ver meu mengão sempre...

Me deu um nó na garganta. Deu vontade de chorar. Eu pensei que amava o
Flamengo. Tem gente que ama muito mais...

 Ele me procurou. Banquei a prótese dele e dei dinheiro para ele voltar para o interior da Paraíba, onde tem parentes. Perdi o contato. Tomara que algum dia ele volte a me procurar.