Entrevista pro site Magia Rubronegra
Francisco Moraes ou simplesmente Moraes, é um ilustre torcedor do Flamengo. Teve a honra de acompanhar o MAIS QUERIDO e a Seleção Brasileira pelo mundo afora. Neste bate-papo ele revela um pouco dessa angústia generalizada (pré-jogo) e o doce sentimento de estar prestes a comemorar mais um campeonato nacional. Essa é a visão do torcedor, a visão do... Magia Rubro Negra.
Vale a pena ler
Fábio Justino: Moraes, como tem sido conviver 17 anos vendo São Caetano decidindo brasileiro, Atlético-PR, Portuguesa... enquanto o Mengo e sua gigante torcida aguardava pelo menos a possibilidade de chegar a reta final com todas essas chances?
Moraes: Ainda não acabou o jogo, mas vou te responder. Porra, nesse período vi São Caetano, Atlético do Paraná e outras malas disputando e até ganhando título brasileiro. Dói cara, dói muito, até porque na realidade, esses times não entram no campeonato pra brigar pelo título. O pensamento deles é não cair pra segunda divisão. O que vier é lucro.
No entanto, em pelo menos 3 a 4 anos eu chorei até a última rodada torcendo pra não cair pra segunda divisão, irmão. No ano em que na ultima rodada ganhamos do Palmeiras em Juiz de Fora eu chorei o jogo todo. Pensava: como pode. Eu não estou chorando de alegria por um título. Estou chorando desesperado pra não cair. O maior time do mundo, que tem a maior torcida do mundo lutando desesperadamente pra não ir pra vala. Nunca mais quero passar por isso. O Flamengo por sua grandeza tem que brigar todo ano pra ganhar o título. Pode até não ganhar mas tem que tá ali, fungando o cangote de alguém. Perdemos toda uma geração de torcedores por causa disso.
Infelizmente com a falta de título e essa maldita "paulistação" da TV (com o adventos das Record e Band da vida) no nordeste já tem muita gente torcendo por times dakele estado. Pelo menos 20% desse povo era pra ser nosso. Fazer o quê né? Mau gosto tem um preço...
- - - - -
Fábio Justino: Moraes, estamos na torcida máxima por esse título e caso ele venha (se Deus quiser virá), o que ele pode significar em termos de mudança na estrutura do clube? e também na afirmação de toda uma geração que ainda não tinha chegado tão perto na conquista de um Brasileirão?
Moraes: Nem vai ter mudança estrutural do clube pelo menos com as pessoas que estão aí disputando eleições. No inicio vai ter um oba oba mas depois volta a mesmice. Vamos ganhar o título (com fé em Deus) e eles vão achar que ta tudo bem, tudo jóia e nada precisa mudar. Vamos continuar atrasando salários de jogadores e funcionários, vamos demitir 100 funcionários, alguns bons outros medíocres e vamos contratar 300. Enfim administrativamente vamos continuar a ser Flamengo. Amigo, precisamos de outro tipo de gestão, de mudança radical e infelizmente não vamos ter com esse povo que é candidato. Infelizmente.
Quanto ao campeonato nós cometemos muitos erros em partidas decisivas e que não vão se repetir. Vamos ganhar. Os próprios jogadores estão conscientes disso. Eles mesmos pediram concentração máxima. A bola vai entrar e vamos ser campeões, com fé em Deus. E vamos aumentar em 20% da nossa torcida. Essa mulekada que está indefinida (de 4 a 10 anos de idade) vai aderir definitivamente ao nosso grupo. Nem adianta vovó dar camisa, chaveiro e/ou qualquer coisa de outro clube porque o muleke vai se definir. Ele vai ser FLAMENGO pra sempre. Digo isso porque quem é Flamengo nunca muda.
Veja esse discurso medíocre do Ronaldo Gordometro. Por falar nisso, você nem sabe o que esse cara tá passando. Temos amigos comuns leke. Nem te falo...psicologicamente esse cara ta arrasado. Ele sabe que daki dois anos ele para de jogar e nunca vai realizar seu maior sonho que era se despedir no maracanã com a camisa do Flamengo. Isso ele não realiza. Te garanto. Posso até jurar...
- - - - -
Fábio Justino: Moraes, como tem sido sua vida desde os minutos após o jogo contra o Corinthians até agora? Há momentos em que tudo isso parece um sonho?
Moraes: Fabio, vamos ganhar o jogo e o campeonato (com fé em Deus), mas tive a certeza do título na derrota pro Barueri, alias, jogo que você foi comigo. Quando voltávamos eu pensei. Somos campeões. Obrigado meu Deus. De repente o "Velho Barbudo desceu do céu, me olhou incrédulo e falou baixinho pra num te acordar: ...Porque isso filho. Sou teu Pai, O Maior de todos, o Fodão, sei de tudo e ainda não defini quem vai ser campeão...
Falei pra ele: hoje ganhamos cara e tu não vai mudar o destino do mundo, afinal tu é justo né? ...Ele ficou caladinho, pensativo, cara de mané e subiu pro céu...
Ali ganhamos. Você sabe que vivo o dia a dia da Gávea. A empáfia tava subindo na cabeça de jogadores, diretoria, torcida. Se ganha aquele jogo não teríamos ganhado do Atlético Mineiro. Mesmo depois do jogo contra o Goiás em que geral jogou a toalha, ficou puta, eu mantive a calma. Pensei. Num perco esse titulo de jeito nenhum.
Vamos ganhar, com fé em Deus. Concentração total. E um recado pros jogadores. Tem que entrar com a faca nos dentes. Nunca pensar que o Grêmio vai entregar o jogo. Nós é que temos de ganhar, fazer a nossa parte. A torcida é o retrato do que acontece no campo. Se vocês entrarem ligados ficaremos mais ligados ainda. Incentivo não vai faltar. Nós lutaremos com vocês, nós viveremos com vocês, nós morremos com vocês. O que importa é ganhar. Vocês não podem decepcionar toda uma nação".
Minha felicidade não vai ter limites irmão. Aliás, nossa felicidade. Toda a Nação vai ficar feliz. O mundo vai amanhecer melhor, mais bonito.. Na segunda-feira vamos acordar e mandar um "foda-se" pra conta atrasada, pra prova do colégio, pro mau humor do patrão. Foda-se. Vamos ser Campeões. Eu costumo só comemorar aos 49 minutos do segundo tempo. Vamos ganhar e depois do jogo vou pra casa dormir. 3 dias se possível. Ai quando acordar vejo o que fazer.
- - - - -
Valeu Moraes!
MAGIA NELES!
EQUIPE Magia Rubro Negra