Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Flamengo x Universidade Católica

 

Flamengo x Universidade Católica

Lambança do Pré Jogo - Ressaca do Pró - Jogo

 

Lambança do Pré Jogo

 

 

Começo a escrever pedindo desculpas pra minha galera que se inscreveu aqui  pra ir pro jogo lá no Chile. Errei em não ter postado um desmentido do preço que falei no post anterior. Vou explicar: No domingo conversando com a Patrícia Amorim  ela me pediu ajuda pra "lotar" o avião fretado pelo Flamengo. Me disse que só conseguiram  fretar um avião de  grande porte e pra diminuir os custos queria levar a maior  galera. Concordei de plano e anuncie o preço aqui. 500 pratas podendo cair pra 250.

Choveu  gente. Porra, quem não quer ir vê Mengão jogar em Santiago por 250 pratas? 178 pessoas se inscreveram e queriam pagar 250 reais e 39 bonecos queriam ir de  qualquer maneira, mesmo  pagando o preço cheio: 500 pratas. Tinha combinado com a Patrícia que no domingo à noite ela me mandaria um e-mail confirmando.  Esperei e nada. Na segunda-feira cedo me mandei pra Gávea pra poder confirmar a operação, pra dar tempo de postar no site e as pessoas pagarem,  até porque vinha gente de outros estados. De Brasília meu amigo Josué (Procurador da República) confirmou presença e de mais 5 pessoas.  De Vitória 9.  Do Ceará tinham dois. Enfim. Íamos lotar o avião. Mengão teria uma torcida de peso lá.

A Presidente estava em São Paulo pra eleição do Clube dos 13 mas  deixou recomendação ao Fernando (seu marido e braço direito) pra resolver o problema. E o cara tentou gente, verdade seja dita. Ligou 300 vezes pro Henrique Brandão, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing que é o encarregado da parte logística de fretamento e vendas das passagens do vôo. E nada... E nada.. e a hora passando. Eu maluco e o Fernando louco.

Lá pelas 2hs ele desce até meu "escritório" (bar do baiano) todo constrangido, falando ao telefone com o cidadão (Henrique) e  disse: Moraes, nada feito. Ele estar irredutível. O preço é 800 reais. Fala com ele, por favor.

Peguei o telefone e muito a contra-gosto tive que ouvir o seguinte:

 

  • - Moraes, tenho um custo do aluguel do avião. Não posso fazer por menos de 800 reais;
  • - Mas Henrique, por esse preço é melhor comprar nas companhias aéreas tradicionais. É mais barato e pode ser pago em até 6 vezes;
  • - Mas meu vôo bate e volta. Só tem uma diária de hotel e pode ser pago em 3 vezes pelo cheque;
  • - Amigo, não entendo sua conta. To com uma galera querendo ir que paga até 500 pratas cash. É melhor você ter 39 pessoas pagando isso do que ir com esses lugares vazios, correto?
  • - Nada feito. Além do mais eu não quero levar muita gente. Quero selecionar as pessoas. Nosso nível é outro. (sic)
  • - Sem problemas cara. Só fiquei chateado porque você ta "desautorizando" a Presidente do Flamengo. Eu combinei isso com ela. E agora: vou ficar com cara de babaca. Sem problemas. Eu vou ao jogo de qualquer maneira.

Fiquei puto, triste e decepcionado. Maior pressão. Queria levar mais gente possível. Mengão precisa de todas as vozes lá. Esse jogo é chave pra gente. Temos que ganhar. Respeito a decisão. A vice-presidência dele é encarregada de gerar recursos pro clube. Se ele acha que o Flamengo ta com dinheiro e não precisa dessa grana...

Vim pro escritório e respondi alguns e-mails confirmando minha ida por vôo comercial. O Renan (babu) confirmou e mais dois caras de Brasília. Compramos passagens pra 6 da manhã de terça-feira. Me achei um merda. Caramba,  viajei o mundo todo atrás do meu Flamengo com jogadores da estirpe de um Zico, Romário, Bebeto, Junior, Leandro, Sócrates, Raul, Mozer etc.etc. Será que não tenho nível pra viajar com o Toró, Willians, Mezenga, Álvaro e o Bruno? Porra, pela minha história de Flamengo eu achava que era o "cara", que podia andar na janela...

Na terça embarcamos 6 da matina, via São Paulo. Chegamos em Santiago e a cidade tava cheiona por força de um congresso maluco. Nada de hotel. Liga daki, corre pra acolá e conseguimos um baratin, baratin. Ai veio o pior: antes de sair do aeroporto chegou a delegação do Flamengo. Vôo praticamente vazio e pra piorar: 15 torcedores  que pagaram o preço cheio e uns 10 que PAGARAM SOMENTE 200 DOLARES.  Fiquei puto, muito puto. Um dia depois fiquei com ódio. Eu vi, vou repetir, EU VI O SENHOR HENRIQUE AUTORIZANDO A VENDA DE PASSAGENS PRA 4 TORCEDORES "VOLTAREM" NO VOO PAGANDO APENAS "100 DOLARES".

Ou seja, o cidadão fez do Flamengo, o meu Flamengo,  uma xepa da barraca de peixe na feira. Pague 2 e leva 4... Meu Deus... Mas o Flamengo é maior. As pessoas passam. O Flamengo é eterno. Um dia não teremos mais isso lá e eu vou ta vivo pra presenciar,  podem apostar.

Na terça fui ao treino. Santiago é linda. Adoro. De dia um calor desgraçado à  noite um frio do cão. O estadiozinho fica no pé das cordilheiras dos Andes. Já viram né? Maior friaca. Assistimos o treino, maior congraçamento. Maior esperança de vitória. Tava a maior galera de torcida: Urubuzada representada pelo Vitinho, Alvarenga e Bocão; Jovem: Bodão, Zé Maria e mais um cara que num lembro o nome; Raça: duas cabeças, os rapazes do site 365 dias com Mengão, o Peruano, uma galera que foi avulsa. Muito legal o clima. Todo mundo acreditando na vitória.

O Isaias Tinoco, o Fernando e o Eduardo foram super atenciosos com a galera. Os ingressos não eram vendidos pra nossa torcida. O Flamengo teve uma carga e eles distribuíram pra geral. Em nome da galera agradeço de coração a vocês.

 

Ressaca do Pós Jogo

 

Quarta-feira, dia do jogo. Todo mundo nervosão. Fechamos o "otel"  e partimos pro Hotel do Flamengo com as respectivas mochilas. A idéia era após o jogo partir pro aeroporto e dormir lá porque nosso vôo de volta era 7 da matina de quinta. Se juntou a nós meu amigo  Mauro Noronha e seu irmão Flavio que vieram de vôo comercial. Tinha uma galera de Minas que veio pro jogo do Cruzeiro e foi lá dar força pro Mengão. Todo mundo pilhado. Mengão tem que vencer. Partimos pro estádio.

Nem teve jogo. Que ressaca Mengão. Que coisa horrorosa. Parecia que os jogadores estavam numa pelada de fim de ano. Sem raça, sem garra, sem vontade, sem compromisso. Quando anunciaram o time já fiquei cabreiro. Mengão com 3 cabeças de área. Num pode dar certo. Gente, com essa formação fica um buraco no meio de campo que qualquer time médio e/ou ruim mata o jogo. 2x0 foi barato pra gente. Se é um time melhor mete 5 fácil.

Fica o Maldona no meio da zaga, o Toró correndo pela esquerda, eu disse CORRENDO porque não sai nada dali e o Willians correndo pela direita. Mas  o Willians é o Willians. Corre, marca, recupera e...perde a bola... Ai arma o contra-ataque adversário  e... faz a falta. Todos os jogos são assim. Ai coloca um senhor de 90 anos na armação chamado Pet... Não tem jogo. No intervalo imaginei que ele vinha com o Kleberson tão contestado pela torcida mas...veio de Fierro. E o Fierro sabe jogar bola? Não sabe. A compra desse jogador foi uma armação de dá dó. Todo mundo ganhou, só o Flamengo perdeu. A bola não chegou limpa pro Love e o Mezenga matarem o jogo.

Nem sei se vai dá pra se classificar. Temos que ficar fazendo contas. E domingo tem outro jogo chato contra o Bostafogo. Se perder vira crise. Já tão assando o Andrade em banho Maria. Há 3 meses atrás o cara era o maior treinador do Brasil, agora... Mas ele ta errando sim. Com esse time que ele ta armando nem tem jogo.

Terminou o jogo todo mundo pro aeroporto. Muita gente voltou no vôo do Mengão conforme postei acima. Eu e minha galera dormimos lá e embarcamos de manhã. Galera Cansadona. Mortona.  Nós não merecíamos  isso.

Vocês sabem que sempre acredito. Minha meta era ganhar os 5 jogos. Perdemos um. Vamos ganhar os próximos 4, com fé em Deus.

Valeu.