Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Flamengo Universidad de Chile

 

Flamengo Universidad de Chile

O sonho foi mais uma vez adiado

 

Carajo cabei de chegar do Chile. Mais uma vez meu sonho de ser novamente campeão mundial foi prokarai. Doeu pra burro. Ganhamos o jogo, mas não levamos. Poxa Mengão, a galera ta tristona.

Não perdemos a classificação no Chile. Perdemos a classificação aqui no Rio naquele jogo estúpido em que entramos achando que ia ganhar a qualquer hora e tomamos 3 gols bobos e nos fudemos. Fato.

Bem, antes do jogo aqui eu tinha praticamente fretado um vôo saindo na quinta-feira 10hs da manhã e voltando depois da partida lá. Tudo certo e... Mengão tomou uma chinelada que doeu até nos fundilhos. Amarelei. Achava que não iam nem 40 cabeças pro segundo jogo. Ai no pinga pinga começou a chover gente

Geral entrando aki no site querendo saber de ingresso, meu vôo e tal.  Foi-me passado no Flamengo que haveria reciprocidade: que Mengão cedeu preles aqui 600 ingressos e que teríamos igual quantidade lá. Acreditei e comecei a divulgar que ninguém teria problemas com ingressos. Vários sites reproduziram a matéria e... Tome gente, tome gente...

Postei o número e data do meu vôo e ai geral comprou junto. Resultado: na hora do embarque tinham 78 pessoas na minha aba. No avião 80% dos passageiros eram nossos. Por sorte a Presidente Patrícia Amorim estava também no vôo e me tranqüilizou.  Tentei relaxar. Que nada... Tava pilhadão  pelo jogo e pela parada dos ingressos. Galera. Pra mim é mole. Vocês acham que depois de 40 anos viajando por ai eu teria alguma dificuldade pra assistir a qualquer partida? Fala sério.  Agora, pra mim é simplesmente inimaginável que um cara que sai do Rio numa quinta-feira, deixando trabalho, mulher, filhos, universidade, enfim, toda vida privada pra ir dar força ao meu Mengão e ficar de fora no estádio. Impensável. Enquanto eu tiver vivo e for aos jogos isso nunca vai acontecer. Nunca. São torcedores iguais a mim, que estão pagando como eu, que têm a mesma paixão. Não vou deixar.  Vou comprar a briga deles sempre.

Fiz uma listagem dos 78 bonecos. Chegamos em Santiago  providenciei transporte pra geral pra ir pro Sheraton onde tava a delegação do Mengão. Jogada de mestre. 4 dólares por pessoa (de taxi seriam 25 dólares. Vocês me devem uma coca-cola seus putos). Chegamos lá e as noticias não eram nada boas. NÃO TEM INGRESSO. Esso papo durou de 12hs até 17hs. Eu louco. Pra piorar: tinham mais umas 60 cabeças que foram em outros vôos. Todo mundo na portaria do Sheraton com fome e nada... Eu correndo de um lado pro outro e a noticia era a mesma. Espera o Henrique Brandão chegar, ele vai resolver. E nada... E nada... Geral maluco.

Apertei o Fernando Sihman e o Michel Levy, Vice-Presidentes. Os caras compraram minha briga. Reafirmaram: Moraes tranqüiliza todo mundo. Ninguém vai ficar fora do estádio.

5.30hs fui pra portaria do Sheraton,  chamei  a galera e falei:

Gente, ta foda, mas prometo que todo mundo vai vê o jogo. A Presidente determinou ao seu staff que se virasse pra resolver o problema.  Em ultima hipótese em vou pedir pra Presidente ficar conosco na entrada do estádio. Se ninguém entrar ela também não entra.  Já imaginou se isso acontece? Duvido que os portões não sejam abertos, duvido.

15 pras 6hs o Michel Levy me chama diz:

  - Moraes, consegui 50 ingressos pra teu povo. Dá?

-         Não, num dá. Preciso de mais 50 no mínimo;

-         Impossível eu conseguir, mas vou tentar;

-         Tenta Michel porque ninguém vai ficar de fora.

Fui pra portaria do hotel e relatei pra galera. Gente, já tenho 50 aqui ingressos aki Ó, não vou vender agora porque eles tão tentando mais.  Nem é justo deixar alguém sem.  Guenta ai mais  um pouquinho ok.  Neguinho tava morto. Cansadão, sem comer, sem hotel, mas ninguém arredou o pé. O Henrique Brandão desceu e me deu mais 4 de  cortesia... Total 54... Tava malucoooooooooooooo.

Pra piorar, a polícia chilena tava me caçando porque queria escoltar a galera até o estádio. Relatei ao capitão o problema dos ingressos e ele DETERMINOU que eu alugasse um ônibus. Mais um problema (que não era meu). Tentei ali mesmo. A própria Policia tentou, a agencia de viagens do Sheraton também e nada até que alguém sugeriu que eu falasse com um tal  Rodrigo Ernesto, da Off Side, empresa que cuida da logística do Flamengo. O cara foi um tremendo filho da puta: mal educado e grosso. Me tratou como se eu fosse um muleque empregado dele.  Tive que engoli. Naquele momento não era o momento de colocá-lo no devido lugar, mas não vai faltar oportunidade. Aguardem, ele não perde por esperar...

De repente como num passe de mágica os ingressos apareceram. As organizadas (Jovem, Raça, Manguaça e Urubuzada) foram chamadas e receberam os deles. O meu irmãozinho Alvarenga da UBZ falou logo: Moraes ganhei 12 ingressos. Tira minha galera da tua lista. Ufa, ufa. Começou a melhorar. Os amigos do Rei também começaram a ganhar os seus. Um rapaz super simpático chegou e falou: Mestre Moraes consegui 16. Tira meu povo daí... E assim foi acontecendo.  Não demorou muito geral tava com os seus. Porra, o dia inteiro estressado e tinha ingressos? Foi uma puta sacanagem que fizeram comigo e com a galera. Eu mereço respeito seus putos. A porra dos ingressos estavam guardados pra "galera do peito". Se sobrassem seriam vendidos para os pobres mortais. Foda. Vendi 42 e dei o resto (a prestação de contas ta no final do post). Isso já eram 6.20hs. O jogo era às 9. Mortão. Corri pro primeiro hotel que achei, tomei um banhão e parti pro estádio.

Antes de falar no jogo quero chamar a atenção de toda Diretoria do Flamengo. Gente, o Flamengo não tem que dar qualquer ajuda financeira pra sua torcida assistir jogos. Nem um centavo, mas o FLAMENGO TEM OBRIGAÇÃO, eu disse OBRIGAÇÃO de dar todas as condições pra que sua torcida compre os ingressos em qualquer lugar do mundo. O maior patrimônio do clube é SUA TORCIDA. "É um direito nosso. É um dever do Clube". Isso é investimento, vou repetir: INVESTIMENTO e qualquer investimento têm risco: ou se ganha ou se perde. Reserva os ingressos e vende. Se vender tudo parabéns, se não vender, perdeu. Agora, não pode ocorrer o que ocorreu. Eu to fazendo um trabalho que não é meu. É do marketing do Flamengo.

Dois alertas para a Presidente Patrícia Amorim:

 

1)    Presidente, em nenhum momento, EM NENHUM MOMENTO apareceu alguém da direção do Flamengo pra dar algum tipo de satisfação pra mais de 150 pessoas que estavam na porta do Sheraton. Eu fiz isso em nome do clube sem tá autorizado. Erro gravíssimo. Isso foi uma puta sacanagem. Tinham que mandar até o roupeiro dizer: "galera, vocês são uns putos, otários, vieram porque quiseram e vão se fuder porque não tem ingresso", mas tinham que ter dado algum tipo de satisfação;

 

2)    Presidente, a senhora tá fazendo um excelente inicio de mandato. Excelente e posso atestar como sócio e freqüentador diário do clube. É só ver os números: futebol bem, salários em dia, basquete bem, ginástica, natação, remo, o clube sendo revitalizado, enfim, só não vê quem não quer ou é politiqueiro daquela corrente do quanto pior melhor. Sei que a senhora pra se eleger fez vários acordos políticos e é assim em qualquer lugar do mundo. Agora, algumas peças da engrenagem que têm cargos de vice-presidente não tão funcionando.  A senhora nomeou e o cara por incompetência não tá rendendo. Então Presidente, seja mais agressiva. Dê um murro na mesa, comece a chutar a lata de lixo, mas peça o cargo de volta. Dane-se se o cara é genro de fulano, sogro de beltrano, casado com a mãe de sicrano. Não funciona, rua. Nomeie quem seja competente independente da facção política.  Faça isso. Não se prejudique. Não prejudique o Flamengo.

 

Hotel, banho, hambúrguer e estádio.  Mais de 400 cabeças que foram do Brasil. Todo mundo dentro. Todo mundo vestindo o manto sagrado. Todo mundo confiante. Mengão entrou com a faca nos dentes. Querendo jogo. Muita raça, muita vontade. Deus não ajudou. São Judas não ajudou. Já ganhamos jogos jogando muito menos do que jogamos lá.

Quando fizemos 2x1 pensei: vai dar. É agora: vamos fazer o terceiro e o quarto. O jogo era nosso. Vi o Love chorando na minha frente com vontade de matar a partida. Teve a chance e não fez. Vi também esse filho da puta do Pacheco com a chance de fazer o gol, o gol da classificação, aos 48 minutos do segundo tempo e ao invés de chutar foi cavar um pênalti que nenhum juiz do mundo daria. Filho da puta, tu é um escroto? Tu vai acabar no Madureira seu arrombado.

Gente, já falei 300 vezes. Esse nosso time é forte. Tem força, nem falo de técnica. O elenco sim é uma merda, mas o time titular se jogar sério e concentrado num perde pra ninguém aqui no Brasil, Ninguém. O diabo é que não tem compromisso, entra achando que ganha a qualquer hora e...

Bem, é esfriar a cabeça e partir pro brasileiro. To lendo ai que tão pedindo pra desmanchar todo o grupo. Vão se fuder seus arrombados. Montar um time novo em pleno campeonato brasileiro? Vão pra puta que pariu. Tem sim que fazer contratações pontuais, isso tem. Esse Montillo me parece uma boa idéia.

Se eu fosse Vice-Presidente de futebol baixava essa folha de pagamento na boa e ai sim partia pra montar um bom elenco: Faria o seguinte: (só sugestão, num mando nada lá).

Chamava o Everton Silva, Álvaro, Felipe Alvim, Gil, Mezenga, Denis Marques, Leo Medeiros, Fernando e Fierro e falava: Amigos vamos entrar num acordo?  Libero os direitos federativos de vocês e ninguém me cobra nada, fechado? Seria uma economia e tanto. Subia dos Juniores o Galhardo, Saba, Antonio e Diego Mauricio e corria ao mercado atrás de jogadores "pontuais". Um zagueiro, um lateral esquerdo, o 10 de criação (o tal Montillo). É mais menos por aí.

Bem, acabou o sonho da Liberta. Nem adianta chorar. É partir pra ganhar o Brasileiro. Vida que segue. Agora vou ao maraca vê MengãoxPrudente.

Prestação de contas ao Flamengo:

Na sexta-feira cedo voltei ao Sheraton e deixei o dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos:

 

Ingressos recebidos para venda: 50

4 cortesias: total = 54 ingressos

Valor de venda = 8 mil pesos chilenos:

Vendidos:  42x8.000 = 336.000 mil pesos chilenos

12 foram doados e/ou ficaram comigo pra recordação;

Entreguei o dinheiro ao Fernando Sihman que repassou a um senhor que não me recordo o nome pra que fosse dado ao Senhor Henrique Brandão.

 

Flamengo x Prudente

Teve jogo. Horroroso. Mengão entrou frião, de ressaca com a desclassificação na Liberta.  No primeiro tempo teve alguma coisa parecida com futebol. Mengão perdeu 465 mil chances de gol e fez um de pênalti. Maroto mas valeu.

Mengão tem um jogador chamado Michael. Isso mesmo. O nome é esse mesmo. Nem inclui na listagem dos que devem sair porque o caso dele é de saúde pública. Esse cara faz qualquer cego enxergar e quem é bom da vista fica cego  vendo ele jogar.  Que coisa abissal gente. Mengão nem devia mandá-lo embora. Repito: é questão de saúde pública. Devia renovar o contrato dele por prazo  indeterminado mas pra colocá-lo como operador de piscina, isso, bom cargo.  Meu Deus. Que coisa horrível.

O segundo tempo deu câimbra na vista. O que é isso Mengão. Mas ganhamos. 3 pontos que vão valer muito na frente. Temos uma seqüência de jogos chata até a Copa do Mundo quando para tudo. Temos que pontuar. Jogando bem ou não.

Bora Mengão.  Quarta-feira tem jogo contra as bonecas tricoletes. Vamos ganhar delas. O campeonato brasileiro vai começar.

Valeu