Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Mengão X Cuurintia e Encontro das Embaixadas.


Mengão X Cuurintia e Encontro das Embaixadas.

Mengão X Cuurintia amanhã no Maracanã, certo Negão?

Errado. Vai ser na Ilha, Mané.

Tá doido, ô filhote de Urubu que come carniça com canudinho? Os dois maiores campeões brasileiros, donos das duas maiores torcidas vão jogar pra 15 mil testemunhas?

É sério cara. É sério. O jogo vai ser no meu Xikeirinho. Era jogo pra 70 mil pagantes. Era jogo pra decidir o campeonato, mas eles já são campeões e eu tô lutando pra chegar entre os seis.

Coitado do Futebol brasileiro. Coitado do meu Mengão. Se apekenou de vez.

Bem, num adianta xorar. É ir lá e fazer nossa parte, certo?

Tu vai lá né? Nem vai se acovardar agora né?

Tem que ir na boa e principalmente na ruim, mas prepara o lombo, prepara, sabe porquê?

Como as “diretorias são amigas” (sic), é bem capaz de Mengão entregar as faixas de campeões preles, o que seria o supra sumo da humilhação.

Como as “diretorias são amigas” (sic) é bem capaz de aparecer no meu telão os “parabéns pelo título” com direito a tocar o hino deles...

Meu Deus do céu.

Só peço uma coisa a minha diretoria e aos meus jogadores.

Se tomar um pau, o que é bem provável pelo emocional do meu time que tá zero, quando terminar o jogo, nas entrevistas, fala assim:

“perdemos mermo porque nosso time é uma merda e eles mereceram a vitória”. Ponto.

É melhor do que ouvir o de sempre: “realmente o resultado não foi o que esperamos, mas vamos trabalhar pra reverte-lo”.

Puta que pariu. Num guento mais ouvir isso. Num guento. Dá vontade de vomitar.

É desesperador.

Pra tu ai: num abandona Mengão, ok. Por favor. Ele mais que nunca precisa de tu.

Te espero lá.

Ops. Pediram minha opinião se demitiriam o Rodrigo Caetano.

Não, agora não. Faltam poucos jogos pra terminar o ano.  Depois faz uma avaliação.

E digo mais: eu num demitiria, apesar das inúmeras kagadas nas contratações, pois vai vir um pior, muito pior. Vão por mim.

X – X - X

O Fantástico projeto dos Consulados e Embaixadas do Flamengo.

Eu amo esse projeto das Embaixadas do Flamengo. Minha paixão.

Tive alguma participação nessa bagaça. Vou explicar.

No inicio da “era Zico”,  Mengão vivia com a mala pronta pra jogar no exterior. Todo mundo queria vê o “Pelé Branco”.

Pois bem, eu nem trocava de bermuda. O passaporte andava na muxila. Terminava o jogo no Maracanã lá tava eu correndo pro Galeão prum jogo por esse mundão.

Nesses lugares, cidades e países, sempre tinha um flamenguista esperando a delegação, devidamente uniformizado com o Manto Sagrado.

Eu abraçava o cara. Adorava fazer isso. Sei o que significa prum torcedor que mora na casa do caralho a aproximação com seus ídolos.  Levava o cara ao hotel, pegava autógrafos prele e sem NENHUMA AUTORIZAÇÃO DO FLAMENGO, ou seja, por minha livre e espontânea vontade, NOMEAVA o boneco como “Representante da torcida do Flamengo” nakela cidade.

Montei um caderninho com nomes, telefones, endereços dos bonecos e sempre que possível entrava em contato, o “Chefe do Núcleo da Torcida em Milão, por exemplo.

Isso foi o inicio das Embaixadas. E digo mais: copiei dos times espanhóis, Barcelona e Real Madri que, já nakela época, tinham essa visão.

Quem me ajudava nessa façanha eram dois funcionários do Flamengo. O Farah (num lembro o primeiro nome) que era o Contador e o homem da mala, e o faz tudo Ayer Andrade. Infelizmente não estão mais vivos pra confirmar.

No inicio da década de  90 entreguei o caderno pro Farah. Não tinha mais saco de ficar fazendo akilo.

O Projeto das Embaixadas deslanchou de vez com o Mario Cruz, então Vice-Presidente de Planejamento na gestão Márcio Braga em 2009 (por ai) que fez um trabalho fantástico e mereceu na época, num artigo meu, nota 9.3.

Na gestão Patrícia Amorim o projeto ficou sob os cuidados do Mauro Chaves, com a colaboração do Rodrigo Saboia, e mereceu nota 9.1.

Agora tá sob os cuidados do Mauricio Gomes de Mattos, atual Vice-Presidente Geral que tá fazendo também um belíssimo trabalho e merece nota 9.5.

Minha única preocupação é a “conotação política” que se tá dando ao Projeto.

É fantástico. Essa aproximação do Meu Povo Off Rio com a Instituição é porreta e já tá merecendo uma GERENCIA PRÓPRIA PROFISSIONALIZADA evitando-se assim a contaminação política. Fica a sugestão.

O PROJETO DAS EMBAIXADAS É UM PROJETO DO FLAMENGO não de pessoas, e que perdure eternamente.

Então, mando um SALVE GERAL pra galera das Embaixadas e Consulados que vieram do Brasil e exterior só pra prestigiar o evento.

Beijão mulekada.

Sirvam sempre o Flamengo sem se servir deles.

Passem pros seus filhos e netos esse amor incondicional que temos por nosso clube e defendam sempre o Flamengo como se tivessem defendendo a própria vida.

Amo Vocês.

Beijão

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br