Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Como briguei feio com S.Judas Tadeu

Pela primeira vez na vida não vi meu time ser campeão! E como briguei sério com São Judas Tadeu...

 

Galera, passei 23 dias internado em um hospital. E o pior. Fui internado no dia 23 de julho, véspera da segunda partida Flamengo x Vasco, na final da Copa do Brasil. Dia em que o Mengão foi Bi-Campeão! Dia em que o Vasco foi novamente Vice... Já virou sacanagem, né?

Castigo maior que esse eu não poderia ter. Eu não merecia isso. Nunca - eu disse: nunca! - havia ficado de fora de uma final do Flamengo. Eu sou a memória viva desse time e tenho o maior orgulho disso.  Assisti a todas as finais e logo agora... Por isso briguei feio com São Judas Tadeu. Ainda estamos de mau, mas os amigos estão tentando nos aproximar novamente.

Bem, vamos aos fatos.

Tudo começou na Alemanha. Como levei azar nessa Copa, hem? Vocês devem ter lido no Diário da Copa. Pois bem. Lá, peguei uma pequena micose nos pés, uma merreca de uma frieira. Mandei e-mail pro meu médico no Brasil e ele mandou tomar um remédio e passar uma pomada. Fui à farmácia comprar, mas na Alemanha até comprimido de resfriado tem que ter receita médica e... caguei pra frieira...

Bem, acabou a Copa, vim embora e a micose viva... Nem liguei! Continuei fazendo as mesmas coisas, treinando etc., mas sentia que meu rendimento não estava legal.

Aí chegou o primeiro jogo Flamengo x Vasco, final da Copa do Brasil. Fui ao Maracanã, mas já não estava bem. Tanto assim que costumo assistir aos jogos em pé, na entrada da rampa 51; nesse dia sentei e, por coincidência, conheci uma galera de Petrópolis que sempre freta um ônibus e vem pro Maraca. Conversei com Rafael e Rodrigo, que querem vir a ser os novos Moraes, isto é, já estão pilhados pra viajar por todo o mundo acompanhando o Flamengo. 

Ganhamos o jogo por 2x0 e era pra matar a Copa ali. Demos um chocolate neles. Nem viram a bola. Tinha certeza que meu mengão seria campeão e voltaríamos com a Copa Libertadores da América. Não posso morrer sem voltar a Tóquio ver meu time ser campeão do mundo novamente. Isso é simplesmente impossível. Vou viver tantos anos quantos forem necessários, mas vou ser novamente campeão do mundo, podem apostar.

O que marcou muito nesse jogo foi o show que a Raça Rubronegra deu. Fez uma homenagem aos antigos jogadores do Flamengo que foram campeões mundiais em 81, que arrepiou todos os meus cabelos... - cabelos??? Sou completamente careca, porra!... eh!eh!eh…! Que coisa linda. Que orgulho senti da minha torcida! Essa chama nunca vai apagar. A Raça sempre vai ser a maior, a mais charmosa torcida do Flamengo de todos os tempos. Isso nunca ninguém vai nos tirar.

Bem, começaram os preparativos pro segundo jogo. E eu começando a piorar. O pé começando a inchar. Dos Estados Unidos, quatro amigos me pediram ingressos; vinham especialmente pro jogo. O Zé Carlos, de Londres, nunca ia perder essa. E eu comprando ingressos. Todos na minha carteira, inclusive o meu.

Sábado, dia 22, fui pro meu escritório às três da tarde pra responder um milhão de e-mails, falar do jogo, entrar no msn e, se sobrasse tempo, trabalhar, que não sou de ferro, ? Fiquei no computador até as duas da manhã... E o pé incomodando, inchando... Resolvi dormir no próprio escritório.

Fui acordado domingo, às 8 horas da manhã, pela faxineira que faz a limpeza do escritório. Minha perna esquerda estava do tamanho de uma pata de elefante. Mais preta que a língua do Pelé... Uma coisa horrorosa. A moça me olhou, tomou um susto e imediatamente ligou para minha ex-dona encrenca, que não demorou 20 minutos chegou ao escritório. Em menos de 50 minutos havia 300 médicos, enfermeiros, massagistas, prostitutas e o diabo do meu lado, e o diagnóstico foi: INTERNAÇÃO IMEDIATADA. Protestei, briguei, falei do jogo, me mandaram à merda, quiseram me dar porrada e ... Me mandaram prum hospital.

Galera, sou um atleta. Aliás, um puta atleta! Treino 6 horas por dia.  Não bebo, não fumo, não tenho vícios, não tomo remédios, não tomo nem refrigerante... Pensei: em dois dias legal. Vou ao jogo com certeza...

Resolvi falar sério com São Judas Tadeu. Pensei: esse cara num vai me deixar na mão. Porra, a gente junto há 60 anos, presente em todos os jogos. Impossível ele me deixar na pista. Num rola...

Eu num leito de hospital: a perna horrorosa, diagnóstico: erisipela necrosante. E o jogo chegando...

Na segunda-feira São Judas Tadeu me apareceu: devagarzinho... Calça preta, camisa branca, com a seguinte inscrição em letras vermelhas:


Flamengo x Vasco

Final da Copa do Brasil 2006

Eu vou. E Você?

Deu-me uma raiva... Eu babei de ódio. Pensei: isso é provocação... Esse puto quer me matar de raiva... Num vou cair na pilha...

Ele falou:

- Fala leke, beleza?

- Fala!!!

- Hummm... de mau humor, porra?

- Que quê tu quer? O jogo é na quarta e eu aqui sem saber se vou, !

- É... A coisa feia pra tu, hem?!!! Hummmmmmmmm... Sei não... Acho que tu se fudeu!!!

- Quê??? Tu maluco... Vou na marra, tu querendo ou não...

- Hummmm!!! Cara, tu tem direito a um pedido: ou fica bom, ou vai ao jogo, ou o Flamengo ganha... escolhe...

- Ei, tu maluco...? É tudo a mesma coisa, porra...Um completa o outro.  Faz isso comigo não, cara... Caramba, tamo juntos todo esse tempo e fora dessa, irmão?

-  É...acho que tu dançou.... Bem, vou embora porque tem muita coisa pra fazer. São Januário mexendo os pauzinhos dele... Sabia que ele foi pedir pro Santo Pai ajuda pra ganhar o jogo?

Quê?  Foi pedir pra ELE? Como tu soube?

O Arcanjo Gabriel me falou...

Caraca! E o que  O VELHO BARBUDO falou?

Disse: Filho, não posso me meter nessas coisas. O “bicho” ta pegando na terra, mortes, guerras, terremotos, corrupção  e tu quer que eu me envolva em jogo de futebol?  Fala sério!!!

Mas Senhor...

Nada de  “mas”, nem menos: “Que vença o melhor...”

-   Caraca, que “toco” ele levou né? Boa, boa. Se fudeu!!!

- É, mas  tu pensa que ele  desistiu? Necas!! Foi falar com o filho d’ELE.

- Com o Cabeludo?   brincando?

- Sério!!! Eles tão apelando pra tudo,. Num querem ser vice de jeito nenhum. Tu sabias que ele subiu ao Morro das Oliveiras, onde o Filho do HOMEM tava dando um curso  para os 22 Apóstolos sobre a revisão dos 10 Mandamentos?

- Mentira!!!??? Tu me zoando???

- Sério, cara.  O Arcanjo Gabriel me falou. Disse  que os ‘seguranças’ do HOMEM ficaram muito putoooos...

- Porra, isso é muito grave... Eles tão desesperados, ?  E o que o Cabeludo falou?

- Apenas:... “que seja feita a vontade do Meu Pai...”

- Porra, maneiroooo... O Cabeludo é dos nossos, ?

- É... flamenguista roxo... Mas não posso relaxar, cara! Vou ficar de olho pr’eles num armarem mais alguma.  Por isso tenho que ir embora, ok?

- Ei, Ei...e eu?  Tu num vai embora porra nenhuma... Tu vai ficar aqui até decidir se vou ao jogo...

- Ih! Leke, num enche meu saco... Porra! Mil coisas pra fazer e tu me pentelhando? Precisamos ganhar esse jogo, caralho... Fuiiiiiiiiiiiiiiiiii!

Que ódio, galera, que ódio... Ele foi embora e me deixou na mão. Ali eu tive certeza que não ia ver o jogo...Na quarta-feira, duas da tarde... abriram minha perna... Só vi o gol no dia seguinte, mesmo assim sob efeito de anestesia...

Meu mengão campeão da Copa do Brasil! Voltamos a Libertadores. Vamos viajar de novo... Vamos sonhar de novo...

Com esse time atual não dá nem pra começar em pensar em ganhar alguma coisa. Com fé em Deus, vamos ter um surto de competência dessa diretoria e vamos reforçar o time. Repito: não posso morrer sem ser novamente campeão do mundo!

Um recado pra galera, principalmente pros mais novos. Comecem a guardar dinheiro. Um cofrinho, uma poupança, sei lá!!! Mas não deixem de viajar com o time. Quem sabe ganhamos...? Quem sabe iremos a Tóquio? Dinheiro é essencial, galera. Entre tomar uma gelada e guardar a grana, guardem a grana... Quem sabe... Sonhar é vida, galera... Vida...

Não fiquem frustrados como a maioria dos meus amigos de 1981. Todos eles ainda hoje estão arrependidos. Não queiram isso pra vocês, ok?

Valeu.