Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Histórias do futebol - Respondendo a Professora Rosane.

Histórias do futebol - Respondendo a Professora Rosane.

Histórias do futebol - Respondendo a Professora Rosane.

Ela é do Sul do país, mandou mensagem carinhosa dizendo que tá escrevendo uma tese sobre futebol, que meu site é fonte de consulta, blá-blá-blá e finaliza com duas perguntas:

- quando e qual o motivo do Zico ser chamado de Pelé Branco?

A primeira vez que vi foi em Londres, em 1973, na capa dum tabloide (ou revista). O Negão (Pelé) disse numa entrevista sobre essas “exdruxulas” comparações (quem é melhor? fulano ou sicrano?. Época diferentes, estilos diferentes). 

“O que mais se parece comigo é um garoto Zico, que tá surgindo no Flamengo”. A imprensa inglesa comprou a briga e inté hoje ele é endeusado por lá;

- porque o Zico não foi convocado pra Copa de 1974?

Só Deus sabe. O Zé (Zagalo) alegou que ele era muito novo??? O muleke tava voando. Eu particularmente achava que “era ciúme” e falei isso na época. O João Saldanha endossou inté  com expressões impublicáveis. (“...que novo que nada. Eu convokei o Edu com 16 anos, tá, tá, o Edu era gato…”)

Tempos depois, numa dessas viagens por aí, “brinquei” com o Zé sobre o assunto e ele ficou super irritado. Nunca mais nos falamos. Seria utópico ver Zico e Pelé jogarem juntos nakela Copa.

E vou aduzir um item. O Pelé num jogou a Copa de 74 por causa de grana, mufunfa, dindin. Pediu um milhão de dólares (na época, era dinheiro pra burro), mais a premiação normal na hipótese de vitória, a CBD (hoje CBF) num topou e o resto é história.

Espero que tenha ajudado.

Valeu

Moraes