Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Mengão x Cuuutiba Fedorento - Pré Jogo

 

Mengão - Cuuutiba Fedorento - Pré Jogo

Domingo pra matar o veio. Até agora "to fora do jogo". Sério. Sexta-feira, 17hs e ainda num sei se vou. Pedi pro "Vitinho" reservar ingressos preu e também "Mestre Isaias Tinoco". Mas num tá definido minha ida. Amanhã é outro dia... Quem sabe... Meu irmãozinho querido Rodrigo Claveland de Petrópolis tá doido pra ir e só vai se eu for. Lamento irmão. Lamento.

Mengão tem que ganhar e vai ganhar. Só jogar como time grande. Só não fazer como fez em Porto Alegre. 2 gols e achou que a paçoca tava definida e tomou. Do meio pra frente duvido que tenha um time melhor que o meu no Brasil. Duvido. É só escalar certo. Quem tem no mesmo time Muralha, Sufistinha, Dentuço, Tiago e Daivid aí? Epa, Moraes, tá sendo incoerente. Tu sempre sentou o cacete no Deivid. Nem tô. Nunca gostei dele, nem nos áureos tempos, mas num sou burro em dizer que ele não sabe "matar uma bola". Sabe jogar. Teve uma fase ruim e melhorou mil por cento. Sorte nossa que ele resolveu jogar nessa reta final. Conto muito contigo cara. Muito.

Nem sei o que o Fessor vai arranjar. Se o Wellington não jogar é só colocar o Airton ali, pô. Se colocar o Gengenlim aí é que meu médico não vai deixar eu ir mesmo. Não tem mais idade. Não tem mais velocidade. Vai ser um Deus nos acuda. Parece que o Renatão volta. Eu deixava no banco, mas... Não escalo o time. Ele é quem manda. O time certo é aquele que começou o segundo tempo contra as "Marias Mineiras".

Vamos Mengão. Pra cima deles. Não vamos nos preocupar com os outros. Vamos fazer nossa parte ok. Eles vão se comer entre eles. Quem ganhar as 5 partidas restantes vai ser campeão e nós vamos ganhar todas. São Judas Tadeu tá de prontidão.

Fessor preocupadão com o Sufistinha. Tem razão. Nada de baixar a guarda agora muleke. Se preocupa com o jogo. Quem tá te dando tapinha nas costas agora é o mesmo que amanhã não te estica a mão prum cumprimento. Todo mundo quer ser pai de filho bunito entendeu? Faz o teu. Mostra em campo. Tem bola pra ser titular da Seleção Brasileira, é contigo. Não baixa a guarda. Tem dia que a bola não quer nada com a gente, aí entra a vontade, a garra. Mestre Zico sempre dizia: "nem todo dia a bola te acaricia". Então vai na porrada. Vai na marra. A galera lá "em cima" desculpa tudo, menos falta de vontade. Falta de raça.

E tá faltando o gol. Tá faltando aquela jogada pela esquerda que tanto admiro. Corta pra esquerda e bate com o pé ruim. Já vi 300 gols teus assim. Tô esperando esse e vai ser domingo. E se fizer e num correr pra galera gritando: ... É pra tu macaco filho duma égua, vai apanhaaaaaaaaarrrrrrr...

Ingressos - Galera o Flamengo tentou tudo pra conseguir colocar os ingressos à venda aki. O "Claudecir Silva" do Setor de Arrecadação me mandou a resposta dos caras do Curitiba. Fizeram exigências absurdas. Leiam:

Prezado(a)Senhor(a) Claudecir,

 

A garantia da compra dos ingressos a distância é através de depósito bancário na conta corrente do Coritiba Foot Ball Club.

Para efetivarmos a reserva, é necessário além do depósito em garantia, que se faça a solicitação via e-mail, informando as quantidades de ingresso por categoria e setor, assim como os dados do comprador (nome e endereço completos, RG e CPF) e de quem irá retirar os ingressos na sede do clube.

 

Os compradores dos ingressos, devem identificar-se para efeito de cadastro.

 

Logo, para cada ingresso vendido deverá ser vinculado ao seu nº de série, nome, RG ou CPF e endereço do comprador.

 

Está sendo anexado a este e-mail, normas e instruções para o acesso ao Estádio Major Antonio Couto Pereira, que deverão ser rigoramente observadas pelo time visitante, responsabilizando-se o mesmo pelo seu cumprimento.

 

No anexo também há disposição acerca dos torcedores que podem fazer jus ao benefício da meia entrada!

 

Nossos dados bancários para depósito:

Banco: Banco Itaú S/A

Agência: 0615

Conta Corrente: 64.583-5

Favorecido: CORITIBA FUTEBOL S/A -  CNPJ/MF 05.259.918/0001-73

(através de depósito identificado)

Valor do ingresso inteiro  para a torcida visitante: R$ 80,00

 

Após o depósito efetivado pedimos o envio através de fax do respectivo comprovante (41) 3218-1953, que também deverá ser apresentado na retirada dos mesmos.

 

OS INGRESSOS ADQUIRIDOS CONFORME ACIMA,  DEVERÃO, IMPRETERÍVELMENTE, SER RETIRADOS ATÉ 1 (UM) DIA ANTES DA PARTIDA, OU SEJA, NO SÁBADO, DIA 12/11/11, ATÉ AS 17:00HS. NO ESTÁDIO MAJOR ANTONIO COUTO PEREIRA, COM O SR. MAEDA. NÃO SERÁ FEITA A ENTREGA DE INGRESSOS NO DIA DO JOGO! PARA A RETIRADA E CONFERÊNCIA DOS INGRESSOS ADQUIRIDO, DEVERÁ SER INDICADO PELO COMPRADOR, O NOME E RG DO RESPONSÁVEL QUE O FARÁ.

 

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

 

Porra, o que me deixa puto é que aqui no Rio todos os times tem a maior mordomia. Local exclusivo, ingressos baratos e tal. Nós sofremos aí fora. Botam a gente num curral, ingresso caro (80 paus) esse de domingo. Foda. Nem podemos retaliar. Os torcedores não podem sofrer por culpa dessas malas.

Bem, aqui vai um pedido de DESCULPAS ao Setor de Arrecadação do Flamengo. É uma questão de justiça.

Gente, tô tão eufórico que não consigo redigir. Não sai nada. Só penso no jogo. Tô completamente louco. Bora Mengão, vamos ganhar Mengão. É só cada um dá um pouquinho mais do que pode. Vejam a diferença de plantel. Vejam a diferença de salário. Estamos luzes à frente deles. Jogar sério todo o jogo. Quando estiver ganhando jogar como se estivesse zero a zero. Nós perdemos em Porto Alegre por excesso de preciosismo.

Bora Mengão. Tô confiante demais. Pilhado demais. O coração vai "guentar". Vamos voltar com a vitória, com fé em Deus.

Extra-jogo: No dia 15, dia do aniversário do Mengão vai ser lançado na Gávea mais um livro que fala do título de 81. "1981: o primeiro ano do resto de nossas vidas" de Mauricio Neves de Jesus, com Arhur Muhlenberg e Lucas Dantas.

O Mauricio me pediu um texto e disse prele. Sem problemas, só não aceito que toque numa vírgula. Explico. Geral me pede texto inclusive jornais, mas querem corrigir. Não aceito. Escrevo na "arquibancada" como torcedor e ali num tem gramática, vírgula, nada.

Ele concordou, mas teve problema com o formato e tal e teve que alterar. Concordei porque é um grande amigo e por uma causa nobre. O texto original é esse abaixo. O que tá no livro? Não sei. Se vocês quiserem saber vão lá no lançamento e comprem ok. Parem de ser mão de vaca. E tem mais. A cada 100 mil livros vendidos ganho "um reaus". Então por favor, ajude eu a pagar minhas dívidas.

"Saudade que gosto de ter - Tókio 1981

Meu amigo Mauricio Neves me avisou que ta escrevendo um livro sobre a saga de 81, em que Mengão foi Campeão Mundial e eu não podia ficar fora dessa. Enxi os culhões dele pra escrever esse texto até porque acompanhei aquele time de ponta a ponta. Vi a formação daquele timaço que durante 3 anos encantou o planeta e era apontado como o Melhor Time do Mundo, com o melhor jogador do Mundo. ZICO.  Era a versão do Barcelona atual.

Que saudade cara. Do time, das viagens, dos amigos e companheiros de fartança e até mesmo da "fome" que passamos viajando por aí. Fartança porque tínhamos dinheiro; fome porque em muitos lugares não encontrávamos lugar pra comer. Vide o jogo contra o Jorge Wilsterman, em Cochabamba, na Bolivia. 4 dias dentro do Trem da Morte. Fome galera. 3 dias com fome. Dói muito. É por isso que não posso ver ninguém na rua pedindo esmola que corro pra pagar um pastel. Só quem passou sabe a dor.

Como não lembrar da epopéia dos dois jogos finais da Libertadores. 9 dias dentro de um ônibus atravessando todo o Sul do Brasil, toda a Argentina, subindo a Cordilheira dos Andes e descendo no Chile; perdemos o jogo e refizemos todo o trajeto de volta até a fronteira da Argentina e Uruguai. Uma balsa atravessando o Rio que separa os dois países, um ônibus até Montevidéu; ganhamos o jogo, CAMPEÃO DA AMERICA, termina a partida, novamente dentro de um ônibus até o Chui, fronteira do Uruguai com o Brasil, seguindo viagem até Porto Alegre e Ufa... Um bendito avião até o Rio de Janeiro...

Terminou? Nada. Dois dias depois um ônibus até Volta Redonda, depois 3 partidas épicas contra o Vasco,  MENGÃO CAMPEÃO CARIOCA... E partiu pra Tokyo, Japão.

 Hoje é mole viajar pra lá. Quando quero ir vou pra Paris, passo um dia naquela "cidade horrorosa... Comendo àquela comida ruim..." e no dia seguinte pego um vôo Tokyo.  Naquela época cumpadi era foda. Preço: nem falo... Dava pra comprar um apartamennto... Dolar? 4 por um. Custo de vida lá? Nem quero lembrar... E só tinham duas opções: PANAM ou VARIG. Rio/Lima(Peru), Los Angeles(USA), Tókio. Quase 40 horas de vôo. Meu Deus...

A emoção de chegar em Narita, aeroporto de Tokyo. O Galvão Bueno me pediu uma entrevista e eu só conseguia dizer: ... "vamos ganhar, vamos ganhar"... Não saia nada. O trajeto do aeroporto até o Hotel Takanawa Prince, intermináveis 4 horas naquele transito... Tudo era novidade. A ansiedade antes do jogo. E nós "ensinando" os japoneses a falar português. "Bola" era "buceta"; "Gol" era "piru". Eles rindo de felicidade e a gente falava: vou comer tua mãe ta? Ele balançava a cabeça rindo, oferecendo a coitada da genitora na maior inocência.

 A felicidade suprema de ser campeão do mundo. Do reconhecimento do meu Flamengo como o maior time do mundo. A alegria de voltar ao hotel após o jogo mesmo sabendo que daqui a poucas horas tinha de enfrentar mais 4 horas de engarrafamento num ônibus e 40 horas de vôo até o Rio.

Não importava. Importava que eu tava lá. Que eu presenciei a maior gloria do meu time. Eu achava que podia morrer naquele momento. Necas, to vivo ainda esperando voltar. Não morro enquanto meu Mengão não ganhar novamente o titulo de campeão do mundo. Já avisei ao "omi" lá de cima. Nem adianta. Não vou.

Valeu

Moraes"