Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Zicao falou... Então, maluco é a mãe...

 

Zicão falou... Então, maluco é a mãe...

Cabei de vê um vídeo do Zico no Fantástico em que faz uma retrospectiva da carreira, vida e tal. Lá ele fala que o grande titulo da vida dele foi a Libertadores da América.

Ufa! Até que enfim tenho a comprovação de que não sou maluco. Sempre falei isso e sou chamado de veio babão, maluco e tal. E vou mais: a maior partida da minha vida, o gol da minha vida foi aquele segundo lá em Montevidéu. Nunca vou esquecer...

Pra galera mais nova. Libertadores até o Mengão ganhar não valia nada. O "Santos" ganhou na época do Pelé e depois desistiu. Os jornalistas, liderados pelo saudoso João Saldanha, faziam campanha aberta pros clubes brasileiros nem disputarem. Era pau puro e por isso só ganhava os times da Argentina e do Uruguai.

O Cruzeiro até ganhou em 76 (se não me engano), mas nem teve muita repercussão. Aí veio o Mengão em 81. Depois disso, todo mundo queria ganhar.

Vocês não tem ideia o que foi aquela guerra. Vocês hoje em dia são uns privilegiados. Nakela época viajar por aí era coisa de maluco. Inflação de 100% ao mês, dólar a 4 paus. Poucas opções de viagens. Ou você ia com o time ou não via o jogo. Não tinha conexões. Era um inferno.

Hoje em dia com 300 merreis uncê tira onda viajando de avião. Se bobear vai até Manaus. Nakela época se você entrasse numa agência de viagem com menos de 5 mil dólares o dono chamava a pulicia... "socorro, tem um pobre aki dentro...".

Foi um sufoco danado aquela epopeia. Passei fome com 3 mil dólares no bolso (viajando pra Cochabamba, Bolivia). A fome dói muito gente. Muito.

Ainda hoje num consigo vê aquele jogo. Arrepia até os pentelhos. Não consigo. De vez em quando vejo os gols. A partida toda, num consigo.

Porque isso? Porque tô vendo a onda que os "Manos" tão tirando lá no Japão. Agora é mole. Tira essa onda 30 anos atrás que quero vê... Hoje quando quero ir ao Japão vou via Paris. Saio daki, durmo lá e embarco dia seguinte sem estresse, descansado.  Preço? Num chega a dois mil dólares. Em 1981 se tu pensasse nessa ideia tinha que vender o apartamento...

Bligladao Galo. Bligladão Mengão. Aquele título foi o título. O resto... Consequência...

Valeu

Moraes

http://www.facebook.com/francisco.moraes.980