Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Entrevista para o blog Ninho da Nação

http://www.ninhodanacao.blogspot.com/  

Moraes é um torcedor apaixonado pelo Flamengo, que se mete em qualquer enrascada para ver o Mengão jogar, na Libertadores de 81 ele organizou a primeira caravana internacional de uma torcida. Eram 42 Rubro Negros em Assunção para o jogo contra o Cerro Porteño.

Moraes é averso a brigas em estádio, nunca levou uma porrada sequer.
Ele ja viajou para mais de 50 países para ver o mais querido, inclusive ficando 9 dias dentro de um ônibus para assistir a final da Libertadores contra o Cobreloa em Montividéu.

As histórias que Moraes conta no seu site: http://www.historiadetorcedor.com.br/, são absolutamente fantásticas, e me faz perceber que perto dele nem sou 10 % rubro negro. O sangue que corre nas véias desse cara é vermelho e preto.

"Este site conta as aventuras vividas por mim, um dos líderes da RAÇA RUBRO-NEGRA - o maior movimento de torcidas criado no Brasil - e por um grupo de amigos, em viagens pelo Brasil e exterior, acompanhando o Flamengo e a Seleção Brasileira em campeonatos, copas do mundo, olimpíadas, torneios e jogos amistosos.

Vou falar de gente séria, honesta, que ainda assim é capaz de largar a família e o emprego pela paixão ao futebol. Sem pensar em violência, nem usar o clube para fins eleitoreiros. Gente que, no final das contas, pensava apenas em se divertir, em vibrar, em participar da emoção do futebol através do incentivo. Gente que não tinha vergonha de dizer que pertencia a uma torcida organizada."

Desde já agradeço ao Moraes pela entrevista que concede ao Ninho da Nação, a primeira entrevista do Blog, um cara humilde e simples, um amigo rubro negro.


Pergunta: Vc foi uns dos criadores da RRN?
Resposta: Cara, esse lance precisa ser muito bem explicado pq ta aparecendo uma porrada de gente que se diz fundador da Raça. Seguinte: Eu conhecia o Cláudio e o César, fundadores e mentores da Raça. Eu viajava pra ver o Flamengo jogar e os caras tavam sempre lá. Batia papos, mas eu não pertencia a nenhuma torcida e nem queria. Achava coisa de bandido. Em abril de 77 eles fundaram a Raça Rubro-negra, que se tornou a maior torcida organizada do Brasil e eu ficava ali, pertinho, mas nada de participar. Em jogos fora do Rio, eles iam de ônibus e eu de avião e me juntava dentro do estádio. Uma grande amizade, mas eles lá e eu cá, até porque se participasse da torcida eu perdia a grana das viagens. Minha família era radicalmente contra e trabalho nunca foi minha praia. No mesmo ano, se não me engano em agosto e/ou setembro, o Flamengo foi jogar na Europa e eu fui e levei a faixa da torcida. A partir daí Faixa da Raça tremulou em mais de 50 paises. Fiquei sendo o Diretor de Relações Internacionais ou qualquer coisa parecida. Se você for no meu site (www.historiadetorcedor.com.br) e lê a matéria "torcendo na Raça", vai entender.


Pergunta: Como você vê as Torcidas Organizadas hoje?
Resposta: Amigo, hoje ser líder de torcida é um grande negócio. As torcidas viraram coisas de profissionais que são muito bem remunerados. Uma minoria que domina uma maioria, porque quem faz a festa é o povão. Na minha época pra vc conseguir grana pra fazer a festa no maracanã no domingo, na sexta-feira a galera se reunia, fazia uma "vaquinha" e conseguia dinheiro pra comprar material, faixas, papel etc. Antes do jogo vendíamos camisas, bonés, flâmulas e arranjava grana pra cobrir o "cheque" que ia bater na segunda. Era foda. Pra viajar, neguinho vendia o fígado da mãe. Hoje, as torcidas têm pagina na internet. Vendem tudo on-line. Os clubes subsidiam ingressos; passagens. Dão dinheiro e facilidades. Assim é mole né?
Pergunta: As brigas nas "pistas" podem ser evitadas com uma maior conscientização dos líderes?

Resposta: Não sei, não é minha praia briga até porque eu parei de viajar com a torcida em ônibus em 1996. Naquela época o "bicho" já estava pegando, mas não como agora. Hoje, o cara que torce pelo time adversário é um "inimigo" a ser dizimado, não um torcedor. Viajei mais 23 anos com a torcida e nunca briguei. Acho uma imbecilidade, mas tem quem goste né? Outro dia eu voltava da Gávea com uns amigos flamenguistas e líderes de uma torcida do Flamengo. Tinha um jogo no Maracanã: Fluminense x Botafogo. Os caras me deixaram em casa e foram pra perto do Maracanã "pegar alemão", como eles chamam os torcedores dos outros times, pode?

Pergunta: As organizadas podiam fazer alguma coisa para mudar a diretória que só atrapalha e prejudica o CRF??
Resposta: Podem, desde que se associem ao Clube. Veja bem. O Flamengo é o time de futebol de maior torcida do mundo, mas quem elege a Diretoria do Clube de Regatas do Flamengo são os "sócios". As organizadas deveriam sim, conscientizar seus membros pra se associarem ao clube e participarem dos Conselhos e até mesmo da Diretoria;
Pergunta: O que acha das "uniões" das organizadas como a Jovem-FLA com a Independente?
Resposta: Deveria ter "união" das torcidas de todos os times. Não posso considerar um cara meu inimigo só porque ele torce pelo Vasco, Fluminense, Palmeiras, etc. Eu odeio todos os outros times, sacaneio quando ganho, mas dentro do limite da civilidade. Acabou o jogo, acabou a zoação, acabou o ódio.
Pergunta:Como foi estar presente no jogo mais importante da historia do Mengão?
Resposta: Eu estive presente em todos os jogos importantes do Mengão. De 1973 a 1993, não perdi jogo do Flamengo em lugar nenhum do mundo, Do Iraque à Líbia, passando pelo Zaire, Arábia Saudita, Kuwait, Japão Trinidad e Tobac, Marrocos, Bahrein, Gabão, Argélia, Angola, África do Sul, Tunísia, USA, praticamente todos os países da Europa, da América do Sul e Central. Só faltou o Flamengo fazer um jogo em Sidney (Austrália) para cobrir os cincos continentes.

Pergunta: Descreva o Zico e o Arthur?
Resposta: O Arthur é o homem, serio, honesto, adorado por todo mundo pela sua sinceridade. É praticamente unanimidade. O Zico foi o maior jogador do mundo de todos os tempos. Infelizmente não ganhou uma Copa do Mundo porque se ganha estaria no mesmo patamar do Pelé e do Maradona

Pergunta: Qual foi o sentimento em ver aquela derrota para o América do México no Maraca?
Resposta: Cara, lê no meu site a matéria do jogo. Ta na seção "Libertadores 2008". Não foi a derrota em si, mas pela forma que ocorreu. Não engulo até agora a porra da festa pro Joel. Caralho, vê bem: vc contrata um técnico para a temporada, visando principalmente a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, certo? O Campeonato Carioca é uma preparação do time, certo? Pois bem, na semana da final do carioca, das quartas de final da Libertadores e 8 dias pra começar o Brasileiro, o Joel diz que vai embora. É pra todo mundo ficar puto certo? Se fosse um time dirigido por profissionais qual seria o procedimento: Em linguagem chula: "... Joel, vc é um grande filho da puta, tamo numa semana decisiva e vc diz que vai embora: seguinte: no domingo após o jogo contra o Botafogo, vc ta fora ok. Na segunda-feira VOCÊ PAGA A MULTA RESCISÓRIA E VAZA ok". Esse seria o procedimento. Se o Flamengo manda essa mala embora não teria que pagar a multa? Fizeram uma festa desnecessária para um cara que te deixou na mão e... deu no que deu...

Pergunta: Porque o Flamengo muda e influencia tanto na vida de seus torcedores?
Resposta: É o mesmo questionamento quando por qualquer coisa vc diz: "ai meu Deus, me ajuda... Quem é Flamengo sente o mesmo sentimento, entendeu? É uma coisa diferente e é por isso que gera esse ódio das outras torcidas. É indescritível falar sobre isso.

Pergunta: Quais as pretensões do Flamengo no Campeonato Brasileiro 2008 sem o Ibson?
Resposta: Fala sério. O Ibson é um belo segundo volante e olhe lá. Acompanho esse garoto desde o infantil. Não sabe passar, não sabe chutar, não sabe cabecear. E é craque? No mercado atual é um belo jogador, porque qualquer cabeça de bagre é craque e ganha como craque. Mas se for embora vai fazer pouca falta, pode apostar. Te digo com certeza. Não será por causa dele que não seremos campeões do Brasil.

Pergunta: O que achas da Fla-Boca?
Resposta: Hoje mesmo xinguei muito o Peruano na Gávea por causa disso. Minha caixa postal ta cheia de mensagens de tricolores me chamando de "boqueteiro", pode? Uma palhaçada sadia. A essencia do torcedor é isso. Sacanear o rival, desde que não tenha brigas, acho valido.

Pergunta: Hoje faz 7 anos do gol do Pet, do Tri-Estadual, como foi a emoção daquele gol?
Resposta: Eu morri e ressuscitei 1 minutos depois. Eu não acreditava mais. Quanto teve a falta, ali em frente onde fico pedi a Deus: ó meu Deus, é nossa última chance, me dá isso de presente...mas é muito longe né? (isso eu falando com Deus). Quando o Pet correu pra bola e bateu ela fez uma curva. Pensei. Fudeu, fora... De repente umas 200 mil pessoas me abraçando...Chorei que nem um puto.

Pergunta: Uma palavra para Flamengo?
Resposta: Não tenho nenhuma palavra pro Flamengo, porque o Flamengo é minha própria vida. Eu estaria falando de mim mesmo. Redundância.
Pergunta: Qual seu ídolo no Fla, depois do Zico?
Resposta: Tive vários ídolos: Dida, Silva Batuta, Samarone e Paulo César Carpegiani. Depois do Zico só tive um ídolo. Cláudio Cruz, fundador da Raça Rubro-negra.

Pergunta: Seu jogo inesquecível?
Resposta: Flamengo x Cobreloa em Montevidéu. O jogo da minha vida. Leia no meu site o relato. Matéria: Final da Libertadores da América.

Pergunta: Sua viagem inesquecível?
Resposta: Jogo contra a Seleção do Iraque em Bagdá. Era a volta do Zico depois de grave contusão. Vale a pena lê no meu site.


Pergunta: Vc sempre falou que quando a hora chegasse, ele iria avisar pro pessoal que quer realmente mudar o Flamengo entrar de sócio para pode votar nas eleições.
Será que com o Leonardo chegou a hora? Temos que nos associar 3 anos antes para pode votar..chegou a hora?
Resposta: O aviso é o seguinte: se associem porque nossa hora vai chegar. Meu amigo Leo se associou agora porque a filha dele quer fazer ginástica olímpica na escolinha do Flamengo. A imprensa é que fez esse 0ba-oba. Mas ele vai participar do ressurgimento do Flamengo, pode apostar.

Pergunta: Porque Zico não aparece no Maracanã??
Resposta: Claro que nos sabemos que ele é muito ocupado, pelas
suas atividades profissionais..
Pergunta: Ele num aparece nos jogos do FLA, por causa da diretoria?? Tem algum motivo especial?
Resposta: Taí uma boa pergunta. Também queria saber. O Galo em qualquer pais que vai a primeira coisa que faz é assinar a Globo Internacional pra assistir aos jogos do mengão. Quando vem ao Brasil, fica no premiere? Vou perguntar ok.