Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Tokyo 1981 - Parte IV - Flamengo x Liverpool - Pós Jogo


Tokyo 1981 – Parte IV 

De volta pro Futuro – Parte IV 

A trajetória do Mengão Campeão do Mundo no Japão

Flamengo x Liverpool – Pós Jogo

Dia 13 de dezembro de 1981 – Dia da final em Tókio. Acordamos cedo. Jogo 12 hs daki por causa da TV no Brasil. Tensão geral. 8 da matina Neguinho já tava tomando café e se preparando pra ir pro estádio. Os ônibus da galera ia sair 10.30 h.

Nervos à flor da pele. Os jogadores tomaram café com a gente. Todo mundo confiante. Bandeiras e facha da Raça na mão. Camisa do Flamengo era o uniforme oficial.

A patrocinadora do evento a Toyota, ofereceu 10 mil camisas pra galera. 5 mil pra gente e 5 mil preles. Ou seja, estádio todo era vermelho.

Partiu pro estádio. Eu, Siri e Zé Carlos, com autorização da puliça, pulamos pro gramado e colocamos nossas faixas. Frio cão. 1º. Grau negativo. Começou a festa de apresentação do jogo. Bunita. Bandeiras dos dois países, (taki no site, vão lá). Times em campo. Frio na barriga...

Começa o jogo. Mengão entrou com Wanderleia;(Raul)Bailarino (Leandro)Maguila;(Marinho)Frankenstein;(Mozer)Capacete;(Junior);Tromba(Andrade)Brown(Adílio) e  Sarará (Zico); No ataque Zangado (Tita); Lampião (Nunes) e Pinduca (Lico). 5 minutos de estudos. Bola pra lá, troca passe aki... De repente o juizinho ladrão marca um pênalti roubado contra o Mengão. Porque roubado? Só porque meu jogador, o Frankenstein deu uma gravata dois tabefes e ainda arrancou a peruca do jogador deles dentro da nossa área... Fiodumaegua né?  Isso é lá motivo pra marcar pênalti? O Ladrãozão marcou. Foda.

Meu goleiro vai pegar, ah, vai. Bola na marca do pênalti. O 10 deles foi bater. Juiz apitou... Meu goleiro caiu pra direita... O inimigo bateu na esquerda... Meu goleiro voltou e com o pé... Salvou Mengão. Ufa! Nunca poderíamos tomar um gol com 5 minutos. Nunca...

Sarará ficou puto e quando o Sarará fica puto... 15 minutos de jogo... Sarará parte em velocidade com a bola dominada, dribla um, dribla outro, dribla o quinto e mete redondinha pro Lampião e Sacoooooooooooooooo. Golaçaaaaaaaaaaaaçooooooaçoaço... Mengão 1x0.

Num demorou dois minutos: Sarará de novo, dribla quinze jogadores deles e é derrubado com um machado na meia lua da área. Pensei: dali é pênalti... Goleirinho montou a barreira pro lado direito, Sarará bate no lado esquerdo... Goleirinho tenta voltar, consegue uma defesa impossível... Bola rolando ali na pequena área, bate num... Bate noutro... Sobra pro Brown e... Sacoooooooooooooooooo. Mengão 2x0.

Os gringos doidos, num sabiam o que fazer... Sarará de Novo... Tava com o diabo no corpo... Passa por 16 jogadores deles e mete outra redondinha pro Lampião e... Sacoooooooooooooo. Mengão 3x0.

Teta. Ninguém tava acreditando com tanta facilidade. Cabô o primeiro tempo. No intervalo o Mario Cruz e o Peixotinho (Carlos Peixoto) completamente mamados inventam de invadir o campo pra dar uma volta com a bandeira do Flamengo. Foram devidamente em cana... Bem feito... Boa seu puliça, boa.

Volta pro segundo tempo. Mengão só cozinhou o galo. Nem se esforçou. Cabô 3x0.

MENGÃO CAMPEÃODO MUNDO. 

Sarará ganhou um carro como o melhor jogador e o Lampião outro carro como artilheiro.

Depois entrou em campo o Sr. Dekko Roisman  Vice-Presidente da Confederações Sul-americana de Futebol e CEO mundial da Grife Liga Retrô. Ofereceu um kit especial a cada jogador que continha: três camisas da grife Liga Retrô (lha o Jabá Negão...), 1 carro Fusca vermelho “OK” , um saco de mariola de banana de Juiz de Fora e 6 beijus de Rio Bunito.

Os jogadores e a torcida nem tiveram tempo de comemorar direito, pois tinham que sair correndo pro aeroporto pra voltar pro Rio, onde seriam recebidos pelas autoridades e desfilariam num carro de bombeiro inté a Gávea.

Eu? Nem participei desta última parte. Meu voo era pro Panamá. De lá consegui pegar um teco teco inté Lima,Peru. De lá atravessei a Cordilheira dos Andes em cima de uma Llama inté Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia. De lá peguei o trem da morte inté Quijaro. De lá uma bike inté Corumbá. De Corumbá um buzão inté São Paulo e finalmente outro Buzão inté o Rio.

Pela primeira vez na vida um ser humano saiu de Tókio de avião e chegou de ônibus numa rodoviária.

Feliz, morto de cansaço, mas...·.

FLAMENGO CAMPEÃO DO MUNDO. 

E a saga ainda não acabou. Em dezembro de 2014 volta tudo de novo. Convido vocês pruma aventura em Casablanca, Marrocos, onde Mengão vai tá disputando o título Mundial.

Com fé em Deus.

Te espero lá.

Valeu

Moraes

www.facebook.com/francisco.moraes.980