Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Respondendo ao Povo do Oriente.


Respondendo ao Povo do Oriente.

 

Nome :  Nakamura
E-mail : 
Mensagem: Mestre Moraes, responde para a rapaziada do outro lado do mundo.
Qual o time que você mais odeia ai no Rio?
Qual a maior decepção que você já teve com uma derrota do Flamengo?
abs
Nakura

Leke, nem odeio os clubes do Rio, só não gosto do Vascu, Flugay, Bostafogo, Verdureira, Volta Quadrada, Ma-sucesso e os outros 62. Simples. Não é Flamengo. Num presta.

Vou individualizar pra mulekada  ter ideia da nossa história.

Vascu – Sempre foi nossa baranga. Sempre. Teve alguns anos que a gente não ganhava por um campeonato, mas ganhava no outro, deu pra entender? Tipo: 2 anos sem ganhar no cariokinha, mas ganhava no brasileirão, etc. Sempre foi saco de pancada e a gente sempre gozou na caras deles;

Flu-Gay. Odeio Elas porque sempre ganharam no tapetão. Na malandragem. Posso dizer que 60% das vitórias Delas em campeonatos tiveram algum tipo de malandragem. Por isso ódio mortal. Como explicar que um time que caiu 3 vezes pra segunda divisão e diz que “não teve culpa”? Fala sério.

Bostafogo – O bixo pega com eles. A minha geração sofreu muito com eles. Pergunta pro grande “Ruy Castro” como era a parada? Na década de 60 então... Eles tripudiavam da gente. Diziam que ia ganhar e ganhavam. Essa história de que recebiam o bixo adiantado é verdade. Eles recebiam na véspera. Ganhavam sempre. Um desespero pra gente.

Tive muitas decepções no futebol com o Flamengo e duas delas foram contra eles.

Primeira – Taça Guanabara de 68. Foi terrível. Penúltimo jogo. Flamengo x Bostafogo. Se a gente ganhasse era campeão. Se empatasse tinha que jogar contra o Bonsucesso na quarta e com um simples empate o título era nosso, ou seja, jogávamos por dois resultados. Só não podia perder.

Só se falava nisso na cidade. Eles dizendo que tava no papo e a gente falando que o tabu ia acabar. Nervos à flor da pele. Eles tinham um timaço e o Mengão um bom time e com o Silva Batuta, um dos cinco maiores jogadores que já vi jogar. Abre aspas. Nessa ordem: Zico, Pelé, Leandro, Silva Batuta e Samarone, fecha aspas.

Bora pro jogo. Maracanã lotado. Pau a pau. Lá e cá. Empate de zero a zero.

Ensaiamos uma volta olímpica leke. Ninguém ia imaginar uma derrota na quarta-feira pro Bonsucesso.

O Bostafogo jogou a toalha e foi excursionar no nordeste (acho). Mengão virtual campeão.

Quarta-feira, chuva do carai. Maracanã com 60 mil pessoas. Geral com faixa de campeão e... 0x2 pro Bonsuça. Inacreditável. A bola não quis entrar de jeito nenhum...

Pior: Eles tavam jogando na casa do carai no mesmo horário. Quando acabou o jogo aki (Maracanã), eles tiveram de voltar correndo pro jogo extra no domingo e já falando que iam ganhar. O Zagalo (técnico deles) deitou e rolou. Um jogador de lá falou no microfone de uma rádio: “eles deram esse mole. Então vão levar de 4”.

E deram de 4x1 no domingo.

Tive que sair do País. Foi terrível. Pergunta pra galera da época. Pergunta ao Ruy Castro se ele saiu de casa no dia seguinte?

Doeu pra carai.

Segunda: 6x0. No dia do aniversário do Flamengo. Carai. Ainda hoje me belisco... Não, não foi um pesadelo. Foi verdade. Nem quero lembrar. Nem quero me estender sobre essa porra...

Em compensação, depois dali a história virou. Se não me engano o Zico tava no banco nakele jogo (que o Bruno Lucena me corrija...).

Ai veio a geração Zico. A coisa mudou. Demos várias goleadas nele. Lembra do 6x0 em 81. Logo depois 6x1.

Hoje em dia, graças a essa geração, temos hegemonia geral no Rio. Mais vitórias contra todos, mais títulos que todos.

É marromenos isso aí. Dá um beijão em geral aí e se algum dia voltar ao Japão, num vou gastar um puto ai. Casa, comida e roupa lavada ok.

X – X – X

Meu amigo Almyr Borges tá necessitando dos ingressos abaixo pra fechar a coleção dele na copa do mundo. Quem puder ajudar:

Moleque

Os jogos que faltam para mim ingresso:

Jogo 2 México x Camarões, 4 Chile x Austrália, 6 Costa Rica x Japão, 10 França x Honduras, 14 Gana x USA, 20 Austrália x Holanda, 26 Honduras x Equador, 27 Argentina x Irã, 28 Nigéria x Bósnia, 40 Costa Rica x Inglaterra, 45 USA x Alemanha, 51 Holanda x México, 54 Alemanha x Argélia

Esta ai o que me pediste.

SRN Almyr

 

E tem esse pra troca:

Moleque 

Tenho os seguintes ingressos para troca:

Jogo 9 Suiça x Equador, 11 Argentina x Bósnia , 22 Japão x Grécia, 37 Japão x Colombia, 46 Portugal x Gana, 50 Colômbia x Uruguai, 63 Brasil x Holanda, 31 Bélgica x Rússia.

SRN

 

Dudu manda avisar que o último jogo do cariokinha vai ser em Macaé... Contra o Nova Iguaçu, às 22hs.

Num pode ser verdade. Num pode. Será que o Rubinho me odeia tanto assim?

Alô Presidente Bandeira. Juro que lustro sua careca durante um ano se conseguir mudar essa porra. Joga em Bangu, no Aterro, na casa do carai, mas em Macaé não, por favor...

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br