Ser Flamengo é ter alma de herói

"Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

E o que sobrou do macarrão de ontem...


E o que sobrou do macarrão de ontem...

Cheguei de lá. Claro que puto, mas... Sempre esse “maldito”, mas... Deu a lógica? Claro, deu, mas...

Rodoviária Novo Rio: eu, Gustavo Brandão, Felipe Azevedo e David Pontes. Chegamos na rodoviária do Tietê. Chuva cão. Frio do cacete. Metrô linha azul, troca pra linha amarela, troca pro trem linha verde... Pega um buzão pro Morumbixa e, Ufa! Chegamos.

Filona monstro pra comprar ingresso. 50 paus. Ingresso na mão. Entra no estádio, chuva aumenta. Nosso lugar lotadão. Proporcionalmente tínhamos mais gente que eles, mas... Olha o “mas” de novo.

Encontro nosso Povo: todas as torcidas: UBZ, Raça, Jovem, Manguaça, Nação 12, Império, Povão. Os amigos bruno Nin, Leila Neiva, Julio, Sorin e toda a galera da Fla Muxila, como sempre, presente, Daniel da UBZ, Gil Barros e Renan, Márcio Castello, e muita gente que eskeci. Desculpa aí...

Um beijão pra galera de Sampa e Santa Catarina que foi falar com eu. Bligladão.

Equipes em campo. Gustavo Brandão, pela primeira vez presente num jogo fora, entrou logo com os dois pés no meu peito:

- Poxa Moraes, bota lá no blog que os jogadores não vieram cumprimentar a torcida. A gente faz o maior esforço, enfrenta 400 kms de estrada, chuva,  frio e os caras nem vem dá um alô pra gente...

Verdade amigo, verdade. Todos os times do mundo fazem esse deferimento. Antes e depois da partida mesmo perdendo, mas o Flamengo...

Começa o jogo. São Judas Tadeu chegou de fininho e com três minutos falou:

- Negão, eles vão treinar e nós vamos jogar. Tão com um mistão e nem vão se esforçar. Se a gente jogar dois tostões ganha o jogo.

Não deu outra. Eles a trinta por hora e nós... Correndo, só correndo. Tome xutão pra frente pra vê no que vai dá...

Mengão não tem uma jogada ensaiada. Nenhuma. Como disse, é todos por um, um por todos. Chuta pra frente pra quem tiver mais perto...

Tá cornetando o técnico Negão? Quer que ele saia? Uma ova. Ruim com ele, pior sem. Vou repetir. Ruim com ele, pior sem. VOU GRITAR PORRA: PIOR COM ELE, RUIM SEM...

É que já chegou aki esses engraçadinhos do sofá pedindo isso. Vai botar quem no lugar dele? O Tite? E ele vai sair do Curintia? Cês tem um milhão pra pagar prele? Vão pra casa do caralho tá.

Meu amigo Gil Barros, amigo sim, de mais de 40 anos e companheiro de viagem:

- Moraes, relaxa, esse time vai chegar. É melhor do que o do ano passado.

- Né não seu puto. Né não. Ano passados tínhamos o Moicano (Leo Moura) que com 70 anos cadenciava o jogo. Quando a coisa tava ruim Neguinho jogava nele. O cara foi embora e veio esse treco chamado Belém (Pará) que é uma mistura de Maurinho com Fábio Baiano... Deus do céu... E tem gente que gosta... Fazer o quê.

Então, tínhamos o Moicano e o Escoteiro (Canteros) que davam algum equilíbrio pro time. Mas, ontem ele (Escoteiro) tava muito mal e quando ele tá mal... Quem ali além dele sabe jogar bola?

O único que se salvou foi o Xuastegui (Jonas), o resto...

Tá quase acabando minha paciência com o Bolt (Cirino). Cai em todas. Se joga no chão em todas. Observem: nem o Departamento Médico do Flamengo acredita mais. Ele cai e o médico leva três dias pra chegar porque sabe que é migué.

Nem tem o que falar. Bastou o time deles botar dois jogadores que sabem jogar bola que ganharam o jogo. Depois que eles fizeram 2x0 pedi a São Judas pra furar a bola. Nem queria empatar, queria é que acabasse logo pra num levar uma goleada.

Gente, o futebol que se pratica no Rio de Janeiro tá mil anos atrás dos times de Sun Paulo, Sul e Minas. Tá feia a coisa.

E umas críticas pros tais Influenciadores digitais: criticas construtivas são mais importantes que elogios fáceis. Por causa de vocês minha diretoria acha que tá tudo legal, tudo bem e... Taí o resultado...

Bem, primeira rodada. Muita ponte vai rolar por debaixo dessa água. Nosso Povo tem que ter consciência que temos que novamente carregar esse time nas costas. E começa domingo. Geral lá, pelo amor de Deus. Se perder pro Insport em casa...

As partidas em casas serão primordiais pra nossa permanência na primeira divisão.

Só espero que o “gênio” que tá ameaçando “vender” algumas partidas nossas, com mando de campo nosso, tenha visto o jogo de ontem e caia na real. Ou ganhamos em casa ou vamos pra casa do caralho.

É isso aí. Triste, chateado, mas vida que segue. Cês não tem ideia do que é viajar, sofrer com estrada, chuva, falta de dindin e voltar com uma derrota. Triste gente. Muito triste.

Valeu

Moraes

www.historiadetorcedor.com.br